quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

10 Dicas para lidar com o que não gosta em você

Eu e a Vanessa Canever, advogada de relacionamentos e educadora emocional, fizemos uma live juntas onde tivemos um bate-papo maravilhoso, descontraído e demos dicas de como lidarmos com o que não gostamos em nós mesmos. ❤

No dia a dia é muito difícil olharmos e lidarmos com o que nos incomoda nas nossas atitudes e aparência, mas olhar e saber lidar com isto vai nos ajudar a ter uma vida melhor. ❤

Resumi nossa conversa em 10 dicas que vão te ajudar muito a lidar melhor e com mais amor com os seus defeitos.


As 10 Dicas para lidar com o que não gosta em você são:
1) Exercite a gratidão

Trabalhe a gratidão pelas coisas boas e ruins que acontecem na sua vida.

2) Autorresponsabilidade

Assuma que é responsável por tudo que acontece na sua vida, tanto do lado racional quanto o emocional. Suas atitudes e emoções são sua reponsabilidade e não do outro. Tornando-se responsável pela sua vida você pode criar formas de lidar e mudar o que te desagrada.


3) Não crie conceito sobre as coisas

Durante a nossa jornada buscamos dar significado positivo ou negativo para os acontecimentos, porém são estes rótulos que nos bloqueiam. Ao invés de apenas rotular as situações, e se lamentar pelo que deu errado ou se vangloriar pelo que deu certo, procure começar a pensar "O que posso aprender com isto?". Ao buscar aprendizado nas situações que passa e atitudes que tem fica mais leve a forma de lidar, pois alivia as expectativas de perfeição.

4) Trabalhe a aceitação

Aceitar o que te acontece, o que gosta e não gosta em você é o primeiro passo para pode mudar e potencializar o seu lado positivo.

5) Autoconhecimento

Apenas se autoconhecendo vai saber do que gosta, não gosta e poderá tomar as melhores decisões para lidar com amor consigo mesmo.

6) Reconheça suas emoções e atitudes como atributos

Pense nas suas emoções e comportamentos como atributos que podem ser aprimorados. Pois tudo na vida tem seu lado positivo e negativo, o que define se é um ou outro é a forma como enxergamos as coisas. Ao pensar nos nossos comportamentos e emoções a lógica é a mesma, se você passou por uma situação onde perdeu o controle entenda o que gerou esta perda de controle e como pode usar esta emoção para modificar o seu comportamento para algo positivo ao invés de pensar em eliminá-lo.

Vou te dar um exemplo prático sobre isto, a pouco tempo atrás durante uma conversa com uma pessoa eu perdi o controle da minha raiva e acabei fazendo um barraco. Eu fiquei muito mal com a perda de controle, mas depois de analisar a situação entendi que isto aconteceu por não ter dado limites para as atitudes da outra pessoa, minha frustração foi se acumulando até explodir na raiva. Com medo de desagradar o outro eu acabei deixando que tivessem atitudes que estavam me irritando e acabaram gerando uma explosão de raiva.

A partir deste momento pensei "como faço para evitar voltar a passar por situações assim?", a minha raiva botou para fora uma sinceridade que eu estava escondendo por medo de ferir e desagradar o outro. Então comecei a pensar como fazer para ser mais sincera sem ser agressiva, comecei a mudar o meu comportamento e sinalizar com mais clareza para as pessoas quando a atitude delas me desagrada buscando fazer isto com respeito. A raiva trouxe de positivo um alerta que precisava posicionar meus pensamentos e sentimentos, mas eu podia fazer isto sem recorrer a ela. Lembre-se é a forma como lidados e enxergamos nossas emoções e atitudes que vai definir o que acreditamos sobre nós mesmos.

7) Aceite a imperfeição

A perfeição não existe somos seres perfeitamente imperfeitos e devemos apenas buscar ser melhores a cada dia.

8) Você não tem o controle absoluto

Você deve trabalhar constantemente suas emoções e pensamentos para se manter bem independente do que está acontecendo ao seu redor, porém todo ser humano um dia vai surtar (ter uma explosão que fugirá do seu controle). Aceite que você não está no controle o tempo todo e um dia vai acabar explodindo de alguma forma e em vários momento suas emoções e pensamentos vão oscilar. Isto faz parte da vida, então trate-se com amor nesses momentos.

9) Pratique o autoperdão

Não fique afogado na culpa pelo que fez ou deixou de fazer, se perdoe e busque melhorar um pouco por dia.

10) Use todas as 9 dicas diariamente para viver com mais leveza.
Assistia a live para ver em mais detalhes como lidar com o que não gosta em você com mais amor. Compartilhe este post com os amigos que quer ver cada vez mais felizes junto com você !





Nenhum comentário:

Postar um comentário